Marinha russa ganha boias que 'escondem' submarinos

Marinha russa coloca em serviço boias hidroacústicas de interferência que permitem aos submarinos escapar à detecção por adversários.
Sputnik

A Marinha russa recebeu proteção contra aviões e drones antissubmarino: boias especiais Burak-M, que podem "esconder" uma certa área do oceano. A comunicação em quase todos os canais será perturbada ou dificultada o mais possível pelo novo equipamento.

O sistema é destinado aos submarinos estratégicos de mísseis dos projetos Borei e Delfin, bem como os submarinos a diesel, e está sendo testado em embarcações da Marinha russa, segundo o Ministério da Defesa.

Características das boias

O Burak-M é um sistema de guerra eletrônica. É disparado primeiro do submarino para a superfície do mar, onde a interferência é ativada e começa bloqueando o sinal. Isto permite a supressão fiável de todos os canais de comunicação das estações hidroacústicas de detecção submarina, que acionam o envio de helicópteros antissubmarino e aeronaves inimigas.

A ruptura do canal de rádio entre a aeronave e a estação torna inútil a busca de submarinos com tais sistemas hidroacústicos, e permite escapar à perseguição.

A prioridade das novas boias é assegurar a operação encoberta dos submarinos estratégicos de mísseis dos projetos Delfin e Borei, que são a base da componente marítima das forças nucleares estratégicas russas.

O Burak-M também será útil para os submarinos diesel-elétricos dos projetos Varshavianka e Lada. Estes submarinos são projetados para destruir navios e embarcações de superfície, submarinos inimigos, vigilância, reconhecimento e proteção de comunicações na área marítima próxima.

Comentar