Força Espacial dos EUA recebe 1º sistema de armamento ofensivo (FOTO)

A Força Espacial dos EUA começou a operar um novo sistema de armas ofensivas: uma versão atualizada do sistema terrestre de interferência utilizado para bloquear transmissões de satélite do inimigo.
Sputnik

O chamado Sistema de Bloqueio de Comunicações (CCS, na sigla em inglês) foi implementado na Força Aérea dos EUA em 2004. A versão atualizada do mesmo sistema, denominada CCS Block 10.2, alcançou suas capacidades operacionais iniciais em 9 de março e se encontra em funcionamento no serviço da Força Espacial dos EUA.

"CCS é o único sistema ofensivo no arsenal da Força Espacial dos Estados Unidos", disse o tenente-coronel Steve Brogan citado pela mídia The Drive. "Esta atualização coloca a 'força' na Força Espacial e é fundamental para usar o espaço como cenário de conflito", acrescentou.

A Força Espacial foi criada em dezembro passado como o ramo de operações militares no espaço das Forças Armadas dos EUA. Ao longo dos anos o sistema passou por várias modificações.

​CCS B10.2 da SMC coloca a "força" na Força Espacial atingindo capacidades operacionais iniciais, na segunda-feira, 9 de março, se tornando assim no primeiro sistema de armamento ofensivo atribuído à Força Espacial do Departamento de Defesa. A cerimônia está marcada para 12 de março para comemorar este evento histórico.

"O CCS tem sido progressivamente modernizado desde o início dos anos 2000, incorporando novas técnicas, bandas de frequência, melhorias de tecnologia e lições aprendidas das atualizações do bloco anterior", explicou o major Seth Horner, gerente do programa CCS B10.2. "Esta atualização em particular inclui novas capacidades de software para combater novos alvos e ameaças dos adversários", sublinhou.

Enquanto a versão Block 10.1, introduzida em 2014, era composta por sete sistemas, a nova versão Block 10.2 será composta de 16 sistemas, conforme escreve mídia.

Embora os detalhes do funcionamento do CCS não são totalmente conhecidos, se acredita que ele seja um sistema de bloqueio que interrompe transmissões de satélites de comunicação do adversário. "As diversas versões do sistema incluem uma série de antenas montadas em plataformas rebocáveis e equipamentos associados", aponta a mídia.

Comentar