Enquanto a comunidade médica internacional ainda não acredita em vida pós-morte, muitos são os relatos de pessoas que supostamente estiveram no além.
Desde encontros com entes falecidos até experiências com seres divinos, muitos relatos apresentam características semelhantes.
Conforme publicou o tabloide Express, um homem, apenas identificado como James, escreveu para a Fundação de Pesquisas sobre Experiência de Quase-Morte (NDERF, na sigla em inglês) ter levado "um choque de Deus".
"Eu estava em um vazio totalmente negro, sem luz e sem barulho. De alguma forma, me foi dada uma escolha. Eu não sei quem ou o que me deu a escolha, era mais como se eu soubesse que era uma escolha", afirmou.
O caso teria ocorrido logo após o homem ter sofrido um ataque cardíaco e enquanto era submetido a uma operação.
'Escolha'
Ainda contanto o caso, James disse:
"Se eu escolhesse ir à direita, eu sabia que haveria paz e serenidade. Eu podia sentir isso. No lado esquerdo estava minha vida, a qual era como uma estrada de vidro quebrado. Eu pensei em minha esposa, e tomei a decisão de que não estava ainda preparado para ir para a direita", acrescentou.
Logo em seguida, o homem teria a experiência do choque.
"O choque, eu soube logo instantaneamente, era o toque de Deus. Naquele momento eu senti uma conexão com tudo o que já existiu ou existiria", disse James.
Durante a experiência, o homem também "associou a palavra 'lilás' com a experiência".
No final, ele afirma ter ouvido a voz de sua mulher lhe chamando, ele a seguiu "saindo da escuridão e voltando para o mundo".
Reação do cérebro?
Contudo, citando o médico Sam Parnia, da Escola de Medicina de Langone da Universidade de Nova York, EUA, a mídia afirmou que os cientistas explicam tais experiências como uma forma do cérebro desenvolver uma técnica de sobrevivência.