O decreto do Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) foi assinado pelo governador do Rio, Wilson Witzel, e publicado nesta terça-feira (17) no Diário Oficial.
A suspensão tem validade de 15 dias consecutivos ou até revogação da medida.
De acordo com a portaria do Detro, fica proibida a circulação das modalidades regular (linhas intermunicipais de ônibus), fretamento (ônibus executivos ou fretados por particulares) e complementar (vans).
'Conter avanço do coronavírus'
A maior parte dos casos da COVID-19 (doença provocada pelo novo coronavírus) no estado está concentrada na região metropolitana. Passageiros que já tinham comprado bilhetes para as linhas que serão suspensas serão ressarcidos pelas respectivas empresas.
Dentro dos municípios da Região Metropolitana as linhas circularão normalmente.
"É uma medida que o governo do estado determinou para tentar conter o avanço do coronavírus, já que o número de casos cresce dia a dia na Região Metropolitana. É como se fosse um cordão de isolamento para a doença não se espalhar", disse o presidente do Detro, Cleber Ribeiro Afonso, segundo publicado pelo jornal O Globo.
Linhas interestaduais também foram suspensas
Além disso, o governo do Rio de Janeiro também suspendeu por 15 dias a entrada de linhas interestaduais de ônibus com origem em estados que já tenham casos confirmados de circulação de coronavírus ou tenham decretado situação de emergência.
O decreto não especifica de quais estados as viagens serão restringidas. O maior número de casos de COVID-19 no Brasil está em São Paulo. Nesta terça-feira, o Rio decretou situação de emergência estadual.