A informação foi confirmada pela prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, que aproveitou para cobrar da população da capital mais empenho nas medidas propostas pelas autoridades para conter a propagação do vírus.
"É muito importante que todos entendam e colaborem, somos uma rede e dependemos uns dos outros. Não menosprezem as orientações, não estamos em férias. É uma questão de responsabilidade social, de cuidado e amor por sua vida e pela vida dos outros. Vamos vencer isso juntos!", declarou a prefeita.
De acordo com a Secretaria de Saúde municipal, o caso foi informado por um laboratório particular. Trata-se de uma paciente que apresenta sintomas leves e não estava sendo monitorada pelo município porque não havia procurado o Sistema único de Saúde (SUS).
"A paciente tem 42 anos, participou de um congresso em Fortaleza (com caso confirmado de COVID-19 no local) e chegou a Palmas no dia 8 de março, iniciando os sintomas no dia 11, quando, desde então, permaneceu em isolamento domiciliar por conta própria. No dia 16, procurou o laboratório particular para realização do exame, onde teve a confirmação do contágio."
As autoridades disseram ainda que, a partir de agora, irão monitorar a paciente e as pessoas com as quais ela teve contato direto, notificando sobre a obrigatoriedade do isolamento domiciliar. Já a Prefeitura de Palmas publicará ainda hoje medidas mais restritivas para conter o avanço do vírus e a disseminação da doença.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil tinha 291 casos confirmados do novo coronavírus até o início da noite da última terça-feira (17), e outros 8.819 pacientes suspeitos. Apenas um óbito provocado pela COVID-19 foi registrado no país até o momento. A situação da propagação do vírus no território nacional será atualizada nesta tarde, às 16h.