Preços do petróleo podem cair abaixo de zero, avisa investidor da Wall Street

Os preços do petróleo poderiam "ficar negativos" por causa da pandemia do coronavírus, alertou o diretor executivo do banco de investimento e da empresa japonesa Mizuho Securities, Paul Sankey.
Sputnik

O petróleo bruto West Texas Intermediate (WTI) - um tipo de petróleo usado como referência nos preços deste combustível - caiu mais de 10% na quarta-feira (18) para cerca de 24 dólares por barril, um nível registrado pela última vez em abril de 2002.

O investidor da Wall Street, citado pela Fox Business, explica que é possível que uma das consequências econômicas da pandemia da COVID-19 seja uma grande redução da demanda de petróleo, ao ponto de criar um excedente de 20 milhões de barris por dia.

A "realidade física" do mercado é que o petróleo, uma vez produzido, deve ser consumido ou armazenado, e quando o custo de armazenamento sobe muito, as empresas podem até mesmo pagar aos clientes para levá-lo embora.

"Os preços negativos são simplesmente um custo de armazenamento superior ao preço do mercado."

Preços do petróleo podem cair abaixo de zero, avisa investidor da Wall Street

Essa situação, segundo Sankey, resultará em um excesso de matéria-prima no mercado e a uma saturação excessiva das instalações de armazenamento. 

Comentar