A dificuldade de cavar se deu devido à falta de fricção necessária para perfurar o solo marciano, segundo declaração da agência espacial norte-americana NASA.
Depois de meses, a missão InSight apresentou na sua conta no Twitter sua nova estratégia para "dar um empurrão com o braço robótico", escreve CNN.
A NASA pode contar com um orçamento de bilhões de dólares e possuir algumas das tecnologias mais avançadas do mundo, mas quando o perfurador da sonda InSight se deparou com um problema, cientistas tiveram uma ideia brilhante de como fixá-lo: batendo nele com uma pá.
Boas notícias de Marte: a nossa estratégia de usar o braço robótico para empurrar a "toupeira" parece ter funcionado. As equipes estão animadas para ver as imagens continuando com a mesma estratégia nas próximas semanas
Agora, o grupo de cientistas espera que o aparelho possa continuar com as medições de calor sob a superfície do planeta, fornecendo informações que ajudarão a descobrir como Marte e outros planetas rochosos se formaram.