O pedido para que os brasileiros fizessem o gesto surgiu em redes sociais e aplicativos de mensagens, com o título #AplausosNaJanela.
O objetivo da corrente é homenagear os profissionais da área de saúde que estão tratando pacientes com a COVID-19, doença provocada pelo novo coronavírus.
"Vamos mostrar nossa gratidão aos profissionais da saúde com uma grande salva de aplausos das nossas janelas!", diz a arte da corrente disseminada na Internet, que ressalta o fato de muitos deles estarem trabalhando enquanto a maioria da população permanece em casa.
O movimento já tinha ocorrido em outros dias, mas de maneira mais tímida. A quarta-feira (18) e a quinta-feira (19) ficaram marcadas pelos panelaços contra o presidente Jair Bolsonaro, embora também tenha ocorrido manifestações a favor do chefe de Estado.
Hoje, os aplausos foram mais ouvidos do que as panelas, embora elas também tenham ecoado, em menor número, das janelas, junto a gritos esparsos de "fora Bolsonaro".
Após a homenagem, o Ministério da Saúde agradeceu o gesto por meio das redes sociais.
"Eles estão na linha de frente contra o #coronavírus. Esta publicação é simbólica, em gratidão a todos os profissionais de saúde no Brasil. MUITO OBRIGADO! Todos os demais, ouçam o pedido deles: se possível, #FiquemEmCasa", afirmou a pasta.