A MP 927, publicada na madrugada no Diário Oficial da União (DOU), dispunha sobre diversas medidas voltadas para o universo do trabalho. A medida incluía a suspensão de contratos de trabalho por 4 meses com negociação de auxílio sem natureza salarial de forma individual entre patrão e empregado. Segundo o governo, a medida buscava impedir o desemprego em massa.
A medida foi mal recebida e amplamente criticada nas redes sociais ao longo do dia. Durante a tarde, o presidente Bolsonaro anunciou pelo Twitter que suspenderia o artigo polêmico da MP. Mais cedo, ele usou o mesmo espaço para defender a proposta.
Como tem acontecido nos últimos sete dias, panelaços foram ouvidos em diversas cidades do Brasil contra Bolsonaro. Nesta segunda-feira, além de pedir a saída do presidente, muitos manifestantes externaram sua indignação com a proposta da MP 927.
Segundo o mais recente balanço do Ministério da Saúde, o Brasil tem 1.891 casos confirmados da COVID-19 e 34 mortes, sendo 30 delas em São Paulo e 4 no Rio de Janeiro.
No bairro de Santa Cecília, região central de São Paulo:
Ainda na região central da capital paulista:
No bairro do Paraíso, também em São Paulo:
Em Sorocaba, interior paulista:
Em Copacabana, bairro nobre do Rio de Janeiro:
Na Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro:
Em Salvador, Bahia:
Ainda em Salvador: