Vêm à tona primeiras FOTOS nítidas do novo motor a jato do caça Su-57

O fotógrafo russo Mikhail Polyakov liberou imagens do novo motor Artigo 30, que está sendo testado nos caças de quinta geração russos.
Sputnik

Os pilotos russos continuam testando os novos motores chamados Izdelie 30 (Artigo 30) para a caças polivalentes Su-57 de quinta geração. O fotógrafo russo Mikhail Polyakov conseguiu tirar fotografias de um destes "testes" realizados no âmbito do programa PAK FA (que resultou no caça Su-57) e publicou as respectivas imagens na rede social russa VK.

Os testes de voo do motor da segunda fase para a aeronave Su-57 continuam.

O Artigo 30 é um motor completamente novo que, segundo um porta-voz da Corporação Unida de Construção Aeronáutica, inclui um grande número de novas características, muitas delas únicas, de acordo com o fabricante. É esperado que estes motores sejam instalados nos caças Su-57 que serão produzidos em série entre 2023 e 2025.

O novo motor é mostrado no lado esquerdo das fotos com um bocal dentado. Embora a maioria das características técnicas do novo motor sejam mantidas em segredo, já se sabe que o novo propulsor permitirá que o Su-57 alcance uma velocidade Mach 1,5, ou 1.800 km/h, sem necessidade de acionar a pós-combustão.

Além disso, o motor será capaz de gerar um empuxo máximo de 18 toneladas, o que supera em muito as 2,2 toneladas do seu rival mais próximo, o motor Pratt & Whitney F119, que é instalado nos caças F-22 de quinta geração norte-americanos.

Os chamados motores de primeira fase instalados agora nos caças Su-57 têm provocado críticas de alguns especialistas em aviação, que afirmam que o desempenho desses motores não corresponde aos de um caça de quinta geração. No entanto, o motor Artigo 30 de segunda fase parece estar à altura da tarefa.

Comentar