Os pilotos russos continuam testando os novos motores chamados Izdelie 30 (Artigo 30) para a caças polivalentes Su-57 de quinta geração. O fotógrafo russo Mikhail Polyakov conseguiu tirar fotografias de um destes "testes" realizados no âmbito do programa PAK FA (que resultou no caça Su-57) e publicou as respectivas imagens na rede social russa VK.
Os testes de voo do motor da segunda fase para a aeronave Su-57 continuam.
O Artigo 30 é um motor completamente novo que, segundo um porta-voz da Corporação Unida de Construção Aeronáutica, inclui um grande número de novas características, muitas delas únicas, de acordo com o fabricante. É esperado que estes motores sejam instalados nos caças Su-57 que serão produzidos em série entre 2023 e 2025.
O novo motor é mostrado no lado esquerdo das fotos com um bocal dentado. Embora a maioria das características técnicas do novo motor sejam mantidas em segredo, já se sabe que o novo propulsor permitirá que o Su-57 alcance uma velocidade Mach 1,5, ou 1.800 km/h, sem necessidade de acionar a pós-combustão.
Além disso, o motor será capaz de gerar um empuxo máximo de 18 toneladas, o que supera em muito as 2,2 toneladas do seu rival mais próximo, o motor Pratt & Whitney F119, que é instalado nos caças F-22 de quinta geração norte-americanos.
Os chamados motores de primeira fase instalados agora nos caças Su-57 têm provocado críticas de alguns especialistas em aviação, que afirmam que o desempenho desses motores não corresponde aos de um caça de quinta geração. No entanto, o motor Artigo 30 de segunda fase parece estar à altura da tarefa.