O achado ocorreu em Novorossiysk, importante cidade portuária no sul da Rússia (região de Krasnodar), na costa no mar Negro, relata o portal Bloknot-Novorossiysk.
Escavações no terreno para colocação de encanamentos, em um cruzamento de ruas em pleno centro da cidade, levaram à descoberta de um bunker datado da Segunda Guerra Mundial.
Bunker nazi encontrado sob uma das ruas centrais de Novorossiisk, do tempo da Grande Guerra pela Pátria
Chamados ao local, historiadores estabeleceram que o bunker foi construído durante a ocupação da cidade por forças nazistas, sendo a estrutura de concreto armado completamente impermeabilizada.
No pós-guerra, o edifício seria parcialmente destruído na entrada, mas a maior parte da estrutura permaneceu intacta, escondida sob o asfalto.
A cidade de Novorossiysk foi ocupada pelas tropas da Wehrmacht de 1942 a 1943. A ocupação e a luta pela retomada da cidade causaram enormes destruições.
Novorossiysk receberia o estatuto de Cidade Heroica pela bravura demonstrada na luta contra as tropas nazistas durante a Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados).