"O que está em jogo é a sobrevivência do projeto europeu. O risco que estamos enfrentando é a morte do Schengen", disse Macron aos líderes de 26 Estados do bloco durante uma videoconferência na quinta-feira (26).
Durante a reunião de seis horas, os chefes de Estado da UE discutiram as repercussões do surto na economia do bloco, bem como a preparação de um rascunho para um plano de recuperação.
Comentando um telefonema que Macron fez ao presidente americano Donald Trump, o líder francês observou que a França e os EUA, juntamente com outros países, estavam preparando "uma nova iniciativa forte" em resposta à pandemia em curso, sem especificar detalhes.
Uma conversa muito boa com Donald Trump. Em resposta à crise da COVID-19, estamos preparando com outros países uma nova e forte iniciativa para os próximos dias
Aparentemente, os países do bloco parecem ter dificuldade em desenvolver uma abordagem comum para conter a ameaça da rápida propagação da pandemia do coronavírus, levando cada país a lidar com a crise de uma forma diferente.
Na quarta-feira (25), um projeto de declaração do Conselho Europeu revelou que os líderes do bloco apelaram à criação de um centro de gestão de crise para enfrentar a pandemia da COVID-19, que está se propagando rapidamente.
A declaração vem enquanto a nova pandemia do coronavírus, segundo os últimos dados, já infectou mais de 543 mil pessoas em todo o mundo, registrando cerca de 24,3 mil mortes.