Rússia está preocupada com proximidade de laboratórios biológicos do Pentágono

A Rússia está preocupada com a instalação de laboratórios de armas biológicas financiados pelo Pentágono próximo às suas fronteiras, disse uma fonte no Ministério russo das Relações Exteriores.
Sputnik

Enquanto combate a COVID-19 em seu território, a Rússia está apreensiva com a instalação de laboratórios de armas biológicas financiados pelo Pentágono próximo às suas fronteiras, informou fonte no Ministério das Relações Exteriores a repórteres neste domingo (29).

O ministério criticou os EUA por estes culparem a China pela pandemia e acusou Washington de usar uma crise global de saúde para fazer ataques políticos.

"Nós temos perguntas a fazer aos EUA. Ao invés de fazerem jogos de propaganda com o coronavírus, seria bom saber qual o propósito dos laboratórios instalados perto da Rússia e da China", disse um funcionário do ministério a repórteres.

O funcionário, no entanto, reconheceu não ter informações suficientes para alegar que os EUA teriam tido papel na disseminação do vírus, que foi descoberto na China em dezembro de 2019.

Não obstante, a fonte frisou que a globalização possibilita a propagação de doenças em "questão de horas".

"O tom acusatório dos comentários sobre a China agora vindos de Washington é francamente desconcertante", disse o funcionário, lembrando que a origem do vírus ainda não foi descoberta.

Anteriormente, o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, havia solicitado que os países do G7 chamassem o novo coronavírus de "vírus de Wuhan", em declaração conjunta.

No início de março, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China sugeriu que o Exército dos EUA teria levado o vírus à cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, onde a doença surgiu pela primeira vez.

Comentar