"O primeiro avião de transporte Il-76 da Força Aeroespacial da Rússia, com especialistas militares e equipamentos a bordo, decolou do aeródromo militar Chkalovsky rumo à Sérvia para prestar auxílio na luta contra a propagação da infecção de coronavírus", lê-se no comunicado.
O presidente russo Vladimir Putin deu ordem de organização de um grupo aéreo para o transporte rápido de ajuda à Sérvia na luta contra a propagação da COVID-19. Para o transporte aéreo do pessoal e equipamentos está prevista a realização de 11 voos, com 87 militares, incluindo médicos, especialistas em virologia das Forças Armadas, equipamentos médicos especiais, meios de proteção, e 16 unidades de equipamento militar.
Entretanto, uma fonte disse à Sputnik Sérvia que dos 11 aviões russos, cinco chegarão hoje e outros seis no sábado (4).
O país balcânico decretou há pouco o estado de emergência para tentar controlar a disseminação do novo coronavírus.Aviões Il-76 da Força Aeroespacial da Rússia transportam especialistas militares para o aeródromo de Batajnica, localizado a 20 quilômetros a noroeste da capital do país, Belgrado.
Após a reunião com as principais autoridades governamentais e de saúde da Sérvia, o presidente Aleksandar Vucic declarou o estado de emergência, mesmo na ausência do parlamento, que foi dissolvido antes das eleições gerais de 26 de abril.
De acordo com Vucic, a luta contra esse "adversário invisível" deverá se concentrar na proteção dos idosos, que são os que correm mais riscos com a COVID-19, por serem mais vulneráveis.
Até agora, as autoridades sanitárias do país registraram 1.171 casos de infecção provocada pelo novo coronavírus, 31 pessoas faleceram.