O coronavírus pode voltar da mesma forma que a gripe, devido ao mau tempo ou durante forte diminuição das defesas do sistema imunológico, indicou Viktor Zuev, doutor em medicina, virologista e pesquisador principal do Centro Nacional de Pesquisa em Epidemiologia e Microbiologia Gamaleya, na Rússia.
"Eu acredito que o vírus voltará. Ele possui certas propriedades. Acho que não é muito patogênico. Então, qual é outro organismo patogênico que causa 2 a 3% de mortalidade?", questiona Zuev, acrescentando que a gripe provoca às vezes uma mortalidade ainda superior a este coronavírus.
Contudo, o cientista salienta que as pessoas já estão habituadas à gripe, que ressurge duas vezes por ano. Além disso, acrescenta que o regime de autoisolamento universal foi uma maneira eficiente de lutar contra o contágio do coronavírus.
"É necessário seguir a curva de incidência. Todo o mundo se concentra nela", explica o virologista russo. "Hoje, temos mais doentes que ontem, ao contrário do esperado."
Atualmente, segundo a Universidade Johns Hopkins, o número de casos confirmados de pacientes contaminados pela coronavírus ultrapassa um milhão em todo o mundo.