Veja em FOTOS o início do fim do 1º cometa interestelar 'visitante' do Sistema Solar

Os cientistas têm vindo a observar o cometa 2I/Borisov se aproximando do Sol desde dezembro passado, mas esse caminho pode mesmo estar terminando em breve.
Sputnik

O primeiro cometa interestelar a visitar o nosso Sistema Solar, 2I/Borisov, está desfazendo-se em pedaços, segundo demonstram as imagens do Telescópio Espacial Hubble (HST, na sigla em inglês), analisadas por uma equipe de astrônomos liderada por David Jewitt.

O cometa 2I/Borisov, o primeiro cometa detectado proveniente do exterior do Sistema Solar e descoberto no ano passado, teria começado a dividir-se em dois na semana passada.

História do corpo celeste visitante

O cometa começou a se aproximar do Sol no dia 8 de dezembro de 2019.

Desde então os cientistas têm estado a observá-lo de perto para determinar se iria continuar seu caminho através do Universo, ou se iria compartilhar o destino de algumas outras rochas espaciais, desmoronando-se depois de se encontrar com a nossa estrela.

No início de março, uma equipe de astrônomos poloneses afirmou ter detectado aumento significativo no brilho do cometa, que eles acreditaram ser uma indicação que o objeto estaria começando a se decompor.

Segundo a análise dos investigadores publicada no site Astronomer's Telegram, existe uma diferença significativa entre as imagens do cometa tiradas em 23 de março e sete dias depois, na segunda-feira (30), que parecem mostrar que o objeto começou a partir-se em pedaços.

"As imagens do UT 2020 de 23 de março mostram um único núcleo de brilho interior, como o observado em todas as imagens do HST anteriores do 2I/Borisov", observaram os astrônomos.

"Em contraste, as imagens do UT 2020 de 30 de março mostram um núcleo claramente não-estelar, consistente com dois componentes não resolvidos separados por 0,1 segundos de arco [distância de 180 quilômetros do cometa] e alinhados com o eixo principal do coma de poeira maior", explicou a equipe.

O 2I/Borisov parece dever terminar seu percurso através do Universo, sendo o segundo objeto interestelar e o primeiro cometa interestelar de todos os tempos a entrar no Sistema Solar.

Comentar