"A Força-Tarefa Conjunta Combinada – Operação Resolução Inerente [CJTF-OIR, na sigla em inglês] realizou em 4 abril de 2020 a cerimônia de entrega da zona especial da coalizão internacional na base aérea de Al Taqaddum às forças de segurança iraquianas devido ao seu êxito na campanha contra o Daesh [organização terrorista proibido na Rússia e em outros países]", lê-se no comunicado da coalizão, aponta o jornal Military Times.
O informe acrescenta que a decisão não se deve ao surto do novo coronavírus, nem aos recentes ataques contra as bases militares dos EUA no Iraque.
No passado 20 de março a Força-Tarefa Conjunta informou que a coalizão estadunidense começou a reduzir sua presença militar neste país.
Na semana passada, a mesma coalizão entregou outra base aérea, a K1, localizada na província iraquiana de Kirkuk, às Forças Armadas daquele país.
O Parlamento iraquiano aprovou em 5 de janeiro por maioria de votos a retirada das tropas estrangeiras e defendeu o fim da cooperação com as forças da coalizão internacional.