Aliança trinacional: países do norte da Europa assinam acordo para criação de veículo blindado

Estônia, Letônia e Finlândia assinaram um acordo técnico para o desenvolvimento conjunto de um veículo blindado, como uma forma de impulsionar a indústria de defesa e garantir a segurança da região.
Sputnik

O pacto permite que Estônia continue participando de um esforço trinacional para definir os requerimentos para a "potencial" aquisição de uma frota de veículos blindados com componentes comuns, descreveu o Ministério da Defesa da Estônia em um comunicado.

"Não podemos esquecer que nossa meta principal é desenvolver uma plataforma que atenda aos requerimentos das Forças de Defesa estonianas com um preço favorável", declarou Kristikan Prikk, secretário permanente do ministério, que foi citado no comunicado, revela o portal Defense News.

"Vemos um grande potencial no projeto, especialmente uma vez que já estamos envolvidos na fase de desenvolvimento, que é a melhor forma de assegurar que eventualmente teremos o equipamento que atenda a nossas necessidades."

O acordo técnico, assinado na segunda-feira (6), segue um documento assinado em dezembro, que delimitou os parâmetros do projeto em comum.

De acordo com autoridades dos países envolvidos, os resultados iniciais do desenvolvimento para um protótipo do veículo estão planejados ainda para este ano.

"Consideremos importante que a cooperação internacional em defesa, que tem uma clara dimensão econômica, continue", afirma Prikk. "Durante a atual crise, também é crucial que continuemos fortalecendo nossas capacidades de defesa e, se possível, inauguremos as fundações para a criação de novos empregos e mantenhamos os existentes no setor industrial de defesa estoniano."

Comentar