Segundo a mais recente atualização, o número de casos de COVID-19 nos EUA excedeu 503.000, incluindo 18.860 mortes. O número de contágios na Itália é de 147.577 casos cumulativos, com 18.849 mortes.
Já a Espanha está em terceiro lugar, com 16.353. Os Estados Unidos têm cinco vezes a população da Itália e quase sete vezes a população da Espanha.
Segundo as autoridades estadunidenses, o dado confirma que a doença no país pode estar chegando ao pico. Nos últimos quatro dias, os EUA registraram aproximadamente dois mil mortes por dia.
Especialistas em saúde pública alertaram que o número de mortos nos EUA poderá subir para 200 mil durante o verão no Hemisfério Norte, caso pedidos para a população ficar em casa – que fecharam negócios e mantiveram a maioria dos americanos longe das ruas – forem descartados após 30 dias.
Os pedidos de permanência em casa impostos nas últimas semanas em 42 dos 50 estados afetaram o comércio norte-americano, com alguns economistas prevendo perdas de até 20 milhões de empregos até o final do mês, levantando questões sobre quanto tempo os negócios aguentariam, caso as restrições sejam mantidas.
Globalmente, houve mais de 1,6 milhão de casos confirmados, com o número de mortos ultrapassando 103 mil.