Os espectadores noturnos no território norte-americano de Guam, no oceano Pacífico, foram brindados, na noite de quinta-feira (9), com um "fogo de artifício" celestial invulgar.
As imagens nas redes sociais mostram o objeto brilhante e lento caindo antes de se partir em pedaços em um show espetacular.
As autoridades locais de Guam e federais monitorizam relatórios de "objeto não identificado" visto caindo do céu.
Alguns sugeriram que se tratava de uma chuva de meteoros, mas os funcionários de Guam assumiram que o objeto estaria "provavelmente ligado a um lançamento programado de testes de satélite a partir da China".
Na quinta-feira (9), a China lançou um novo satélite de comunicações para a Indonésia, conhecido como Palapa-N1, ou Nusantara Dua, a partir do Centro de Lançamento de Satélites Xichang, no sudoeste da província de Sichuan, China.
A agência estatal Xinhua relatou a ocorrência de "condições anormais" não especificadas no terceiro estágio do foguete Longa Marcha-3B, que transportava o satélite.
O incidente é semelhante a outro avistamento sobre Guam, que teve lugar em 27 de dezembro de 2019, quando uma bola de fogo atravessou o céu antes de desaparecer no meio do ar.
O Serviço Meteorológico Nacional dos EUA sugeriu na época que poderia ter sido um meteoro ou lixo espacial de um teste de foguete chinês que tinha tido lugar no mesmo dia.