A organização de pesquisa marinha OCEARCH anunciou que o enorme tubarão-branco fêmea Katherine reapareceu. Desde maio de 2019, pesquisadores deixaram de obter informação do paradeiro dela a partir de transmissores.
Trata-se de uma fêmea de 1.043 quilos e 4,5 metros de comprimento, cuja espécie se encontra ameaçada. Contudo, o fundador da organização acredita que a grande fêmea possua outras dimensões, vindo a "ser significantemente maior".
Após o tubarão Katherine retornar alguns sinais, nós ficamos muito curiosos sobre onde ela poderia estar. O grupo College Localisation Satellites fez uma análise profunda das transmissões e foi capaz de produzir uma estimativa extremamente aproximada, indicando que ela poderia estar a 200 milhas [321 quilômetros] da costa da Virgínia.
"Em particular, está muito, muito mais corpulenta. Quando alcançam mais de 12 pés (3,5 metros), começam a crescer a circunferência e o peso corporal. O volume aumenta bastante. Provavelmente, é uma fêmea mais robusta e madura, um tubarão-branco em seu melhor momento produtivo", comentou o fundador da OCEARCH, Chris Fischer, a veículos de comunicação locais.
Ante esta situação, especialistas acreditam que o transmissor ficou sem bateria, mas surpreendentemente o sistema voltou a emitir dados sobre sua localização.
Após este anúncio, pesquisadores salientaram que a enorme criatura poderia estar a umas 200 milhas (320 quilômetros) da costa do estado norte-americano da Virgínia, no oceano Atlântico. Porém, as informações "não são suficientemente fortes para comunicar todos os dados, para obter a localização do animal", explicou.