Usando o telescópio VLT (Very Large Telescope), operado no Chile pelo Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), astrônomos têm rastreado a órbita de S2 em torno do buraco negro Sagittarius A* desde os anos 90.
Depois de analisar os dados das observações, vários pesquisadores, incluindo portugueses, concluíram que a órbita de S2 não é uma elipse em posição fixa, mas muda de posição como um padrão espirográfico, como ilustrado nesta incrível animação.
"Descobrimos que o movimento de uma estrela em torno desse buraco negro não é uma órbita fechada, isto é, não é um caminho em que o fim e o início são o mesmo ponto, descrito periodicamente", disse à Lusa um dos pesquisadores portugueses envolvidos no estudo, Paulo Garcia, do Centro de Astrofísica e Gravitação (Centra) do Instituto Superior Técnico, em Lisboa.
Segundo Garcia, a estrela S2 tem uma "órbita aberta, compatível com a Teoria Geral da Relatividade" publicada pelo físico Albert Einstein em 1915.
Observações feitas com o Very Large Telescope (VLT) do ESO revelaram pela primeira vez que uma estrela, S2, orbitando o buraco negro supermassivo no centro da Via Láctea se move como previsto pela Teoria Geral da Relatividade de Einstein
O fenômeno espirográfico é conhecido como a precessão de Schwarzschild, e S2 provou agora que tais peculiaridades celestes são verdadeiras, mesmo no ambiente gravitacional mais extremo do Universo.
A estrela S2 chega a 17 horas-luz do buraco negro (o equivalente a quatro vezes a distância entre Netuno e o Sol), atingindo velocidades de até 3% da velocidade da luz enquanto é balançada pela imensa gravidade do buraco negro.
Além disso, as observações do movimento de S2 em torno do buraco negro também confirmaram a massa de Sagittarius A* como sendo cerca de quatro milhões de vezes à do Sol, revelando ainda mais as previsões anteriores e ao mesmo tempo estabelecendo limites para a quantidade de material invisível, como matéria escura ou ainda buracos negros menores, que poderiam estar orbitando o buraco negro no coração da nossa galáxia.