Função de misteriosas pedras redondas pré-históricas é descoberta (FOTOS)

As áreas arqueológicas do hemisfério norte estão repletas de misteriosas pedras redondas, que em muitas ocasiões se encontravam nos lugares onde estiveram os hominídeos.
Sputnik

Algumas destas pedras têm mais de dois milhões de anos, além de mostrarem indícios de terem sido criadas artificialmente.

Um estudo recente encontrou uma função realista destas estranhas ferramentas: partir ossos. Não se trata de uma função bélica, mas sim alimentícia, já que estas pedras eram usadas para retirar a medula óssea.

Função de misteriosas pedras redondas pré-históricas é descoberta (FOTOS)

A equipe internacional de cientistas liderada por Ella Assaf, da Universidade de Tel Aviv, descobriu a função após estudar detalhadamente dez pedras encontradas na Caverna de Qesem, onde habitaram os humanos pré-históricos entre 400.000 e 200.000 anos atrás.

Os pesquisadores encontraram evidências de que as pedras haviam sido utilizadas para partir ossos e extrair a valiosa medula óssea, rica em elementos nutritivos.

"Já que a medula óssea teve um papel central na nutrição humana no Paleolítico inferior, nossos resultados experimentais mostram que a morfologia e as características das réplicas de pedras redondas são adequadas para extração da medula óssea", destacam os pesquisadores.

Um dos aspectos que chamou a atenção foi o fato de as pedras serem feitas de diferentes tipos de pedra e terem origem em diferentes lugares, sugerindo que os humanos da época tinham o costume de portar as ferramentas que encontravam em outros lugares.

Função de misteriosas pedras redondas pré-históricas é descoberta (FOTOS)

Os cientistas estudaram as pedras a nível microscópico e encontraram resíduos com características morfológicas de ossos, fibras de colágeno e gordura dos animais.

Esses resíduos correspondem ao que foi descoberto durante os experimentos de extração da medula óssea com réplicas destas pedras.

Função de misteriosas pedras redondas pré-históricas é descoberta (FOTOS)

Além disso, os pesquisadores também utilizaram pedras lisas de origem natural com a mesma finalidade e concluíram que as cristas das pedras artificiais eram mais eficazes ao fazer uma fratura limpa dos ossos.

Antes das descobertas, os cientistas não sabiam para que estas bolas foram utilizadas antes de chegarem à Caverna de Qesem.

Comentar