Segundo o canal de televisão iraquiano Al Sumaria, citando fonte nos serviços de segurança do Iraque, especialistas iraquianos e americanos estão trabalhando para identificar o chefe da organização jihadista islamita.
"Há dados confirmados de que al-Qurashi está no Iraque, e só um círculo restrito da liderança do Daesh sabe qual é sua aparência", informou a fonte.
"Uma equipe conjunta Iraque-EUA está trabalhando desde fevereiro para identificar o novo líder do Daesh, que liderou o grupo depois que Abu Bakr al-Baghdadi foi assassinado", complementou.
Fragmentos da organização
A fonte especificou que todas as tentativas anteriores de identificar al-Qurashi foram consideradas pela inteligência iraquiana como insustentáveis, incluindo a suposição da imprensa britânica de que é Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, um nativo iraquiano, quem está se escondendo sob o nome de al-Qurashi.
"O Daesh realizou uma série de ataques durante este mês e na última semana de março, que indicam que sua nova liderança foi capaz de estabelecer um canal de comunicação com os remanescentes da organização, que se tornou em grupos fragmentados desde a derrota do Daesh no Iraque", explicou a fonte.
As forças de segurança iraquianas estão atualmente conduzindo operações especiais de busca de bases terroristas, principalmente nas províncias no norte do país, bem como em áreas montanhosas e desérticas.
Após a liquidação do líder terrorista al-Baghdadi em outubro de 2019, como resultado de uma operação especial das Forças Especiais dos EUA na província síria de Idlib, Amir al-Salbi teria sido nomeado o novo líder do Daesh, segundo jornal britânico Guardian.