Dois caças F-35A de quinta geração dos EUA foram rapidamente destacados para um "local desconhecido" no Oriente Médio para proteger a base militar da coalizão internacional de Al-Tanf na província de Homs, Síria, que controla o movimento de militares e equipamentos do Irã para a Síria, escreve o portal The Drive.
Os F-35 da Força Aérea dos EUA começaram a voar desde seu local de implantação temporária já no dia 16 de fevereiro, relata a fonte.
O diário norte-americano observa que a localização mais provável das aeronaves norte-americanas na região é a Base Aérea de Muwaffaq Salti, na Jordânia.
"A rápida implantação na Jordânia deve estar ligada, pelo menos em parte, à presença contínua dos EUA perto da cidade de Al-Tanf, localizada ao lado de uma grande rodovia na região e a menos de 24 quilômetros das fronteiras do Iraque e da Jordânia", diz o site.
"Nos últimos anos, a Força Aérea [dos EUA] tem experimentado uma série de conceitos de implantação rápida, trabalhando para melhorar as capacidades de vários tipos de aeronaves, tripuladas e não tripuladas, especialmente aeronaves furtivas, que normalmente requerem uma infraestrutura e cadeias de abastecimento de maior confiança", comenta.
De acordo com o artigo, a preocupação com a vulnerabilidade das bases existentes foi uma grande força motriz por trás desses esforços e está levando o serviço a buscar ideias sobre como novos aeródromos poderiam ser estabelecidos em meio a um grande conflito.