A COVID-19 pode causar uma alteração na coagulação do sangue levando à formação de tromboses nos vasos sanguíneos, segundo observações de médicos que trataram vários pacientes portadores do vírus.
"Não vemos apenas a possibilidade de coágulos de sangue nos pulmões. Em pacientes COVID-19 que necessitam de diálise por insuficiência renal, seus cateteres estão coagulando a cada segundo", disse Hooman Poor, médico intensivista do Centro Médico Monte Sinai Beth Israel, em Nova York, EUA.
Esta nova complicação no sangue de pacientes internados com COVID-19 afeta a função pulmonar, segundo Poor.
Os casos de insuficiência respiratória em pacientes com coronavírus são provavelmente causados por coágulos de sangue, segundo o portal Medical Xpress.
Por sua vez, a doutora Jeanne Marrazzo da Universidade do Alabama, EUA, acredita que esses pequenos coágulos de sangue podem também estar por trás de um dos sintomas da COVID-19, como a perda repentina do olfato.
Os médicos alertaram que as tentativas de tratar tromboses em pacientes com COVID-19 podem ser prejudiciais porque as pessoas com níveis elevados da enzima plasmina, que destrói os coágulos sanguíneos, têm maiores dificuldades em tolerar a infecção.
Por fim, o professor Hong Long G. da Universidade do Texas, EUA, explicou que a plasmina ajuda as partículas virais a penetrar nas células do corpo e, por esta razão, o estado de saúde dos pacientes pode ser complicado por estar infectado com a COVID-19.