Segundo destaca o portal, em vez de ter um conjunto de pás da hélice principal e rotor de cauda, o helicóptero Ka-50 substitui o da cauda, tendo assim dois conjuntos de hélices principais. Além disso, estes dois pares giram em direções opostas, o que proporciona assim ao aparelho um alto grau de manobrabilidade.
Além disso, o Ka-50 é um dos poucos helicópteros com sistema de ejeção do piloto. Antes da ejeção, as pás dos rotores do helicóptero são destruídas e jogadas para longe da fuselagem por explosivos integrados para que os pilotos possam ser ejetados com segurança.
'Tanque voador': National Interest avalia capacidades de combate do helicóptero russo Ka-50
© Sputnik / Yury Maltzev
/ O helicóptero pode transportar uma variedade de mísseis ar-superfície, além de ser munido com um canhão de 30 milímetros afixado por baixo da asa direita.
Blindagem sólida protege o Ka-50 do fogo terrestre, a parte dianteira da cabine do aparelho foi desenvolvida para resistir contra projéteis de 12,7 mm e a cabine proporciona proteção contra disparos de munições de 23 milímetros.