Concentração anormal de petroleiros é registrada ao largo da costa da Califórnia (FOTOS, VÍDEO)

Dezenas de petroleiros estão há dias ancorados ao largo da costa da Califórnia (EUA) e o número não para de crescer, levantando problemas de segurança de tráfego marítimo.
Sputnik

A informação foi adiantada pela própria Guarda Costeira dos Estados Unidos. Desde a semana passada, mais e mais navios têm chegado à zona, tendo em 23 de abril sido contabilizados 27 petroleiros ancorados ao largo do porto de Long Beach, Califórnia.

Estamos monitorando de perto o aumento da presença de petroleiros ancorados ao largo da costa do sul da Califórnia

Barco patrulha Narwhal da Guarda Costeira dos EUA

Base de Vanguarda Aérea Mugu da Guarda Costeira de São Francisco

Controladores portuários e militares monitoram a situação, considerada como única, garantindo a segurança de outras embarcações e do meio ambiente, garante a Guarda Costeira.

Segundo o The Wall Street Journal, devido à queda da demanda, o mercado está saturado de petróleo, não havendo espaço físico suficiente nas instalações de armazenamento em terra.

Tal fato leva os produtores a alugar petroleiros para armazenar o petróleo. Situação semelhante está acontecendo nas costas de Malta e da África do Sul.

As instalações de armazenamento de petróleo do mundo estão se enchendo rapidamente devido à queda da demanda em meio à pandemia de coronavírus. Na semana passada, o Departamento de Energia dos EUA reportou um aumento das reservas para 518,6 milhões de barris.

As empresas de produção offshore começaram mesmo a fechar seus poços no golfo do México após o colapso nos preços do combustível, com alguns executivos temendo que a produção da região possa levar anos para se recuperar totalmente, refere o The Wall Street Journal.

Comentar