Atualmente, diversos petroleiros devem deixar a costa do estado norte-americano, contudo, a maior parte deles permanecerá aguardando indefinidamente, afirmou nesta quarta-feira (28) à agência NPR o comandante J. Kip Louttit, diretor-executivo da Marine Exchange do Sul da Califórnia.
"Existem 20 petroleiros [na área] e se espera que 14 deles permaneçam por um tempo indeterminado ou por um longo período; seis petroleiros deverão sair ao longo dos próximos cinco dias", apontou.
Louttit acrescentou que mais cinco embarcações devem chegar na próxima semana, e quatro delas devem descarregar enquanto uma permanecerá ancorada por um longo período.
"Então, temos uma mistura daqueles irão ancorar ou descarregar, dependendo a que companhia eles pertencem", comentou Louttit, se referindo aos 28 navios, incluindo cinco cruzeiros, que estão atualmente em sua área de responsabilidade.
Os comentários do comandante ocorrem dias após o jornal The Los Angeles Times publicar imagens de 23 de abril que mostravam 27 grandes embarcações ao largo da costa sul da Califórnia.
Os petroleiros que, de acordo com relatos, foram usados como tanques de armazenamento, podiam ser vistos acordados com distâncias seguras entre eles próximo aos portos de Los Angeles e Long Beach.