Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Defesa russo informou que dois bombardeiros estratégicos Tu-160 realizaram um voo de rotina de aproximadamente oito horas sobre as águas neutras do mar Báltico, onde em determinados momentos da missão foram escoltados por aeronaves da OTAN.
"Os bombardeiros voaram no espaço aéreo sobre as águas neutras do mar Báltico", declara o Ministério da Defesa russo, destacando que o voo durou mais de oito horas.
"Em alguns momentos do voo, os Tu-160 russos foram escoltados por caças F-18 da Força Aérea da Finlândia, caças F-16 da Força Aérea da Dinamarca, caças F-16 da Polônia e caças Saab JAS 39 Gripen da Força Aérea da Suécia", ressaltou.
O Ministério da Defesa informou que as aeronaves da Força Aeroespacial russa realizaram os voos de rotina sobre as águas neutras do Ártico, do Atlântico, do Pacífico e do mar Negro em conformidade com as leis internacionais.
"Todos os voos foram realizados em estrita conformidade com o regulamento do espaço aéreo internacional, sem qualquer violação das fronteiras de outros Estados", acrescenta o Ministério da Defesa russo.