A medida vem acompanhada de uma redução no número diário de mortes, que caíram para menos de 300, menos de um terço da alta recorde de 950 do início de abril.
Segundo publicado pela agência Reuters, o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que a suspensão das medidas começará em 4 de maio e vai variar de província para província. Cada fase foi concebida para durar duas semanas.
A cada passo dado, o governo vai avaliar diversos fatores, como a forma como a taxa de infecções progride, o número de leitos de unidades de tratamento intensivo disponíveis e como as regiões cumprem as regras de distanciamento.
"Estamos começando a vislumbrar um desfecho que será uma recompensa pelo enorme esforço coletivo feito ao longo das últimas semanas", disse Sánchez.
Segundo o primeiro-ministro, os restaurantes poderão abrir espaços com não mais de 30% de sua capacidade durante a primeira fase, o trabalho remoto será recomendado quando possível até que chegar à última fase do plano, em meados de junho, quando as praias poderão ser reabertas.
Sánchez explicou que o governo preferiu não estabelecer um prazo exato para o afrouxamento do isolamento.