"Como muitas fábricas fecharam temporariamente [nos EUA], a atividade econômica geral provavelmente cairá a uma taxa sem precedentes no segundo trimestre", disse Powell em uma entrevista coletiva virtual depois que o Federal Reserve anunciou a manutenção das taxas de juros nos EUA entre zero e 0,25%.
Na quarta-feira, o Departamento de Comércio norte-americano informou que a economia dos EUA encolheu 4,8% nos três primeiros meses de 2020 - a maior queda desde a crise de 2008.
Economia dos EUA terá declínio 'sem precedentes' no 2º trimestre, diz presidente do Fed
© REUTERS / Força Aérea dos EUA
Powell disse que, além do fechamento de fábricas no segundo trimestre, o investimento das empresas também diminuiu, enquanto o desemprego deve chegar à casa dos dois dígitos nos dados de abril deste ano, que devem ser divulgados na próxima semana.
"Será pior do que qualquer dado e será uma consequência direta da doença [COVID-19] e das medidas que foram tomadas para nos protegermos dela", disse Powell, referindo-se ao distanciamento social e fechamento da maioria das empresas não essenciais em todo o país. "É um choque extraordinário, diferente de tudo que aconteceu na minha vida", acrescentou.
Os EUA são o país mais atingido pela COVID-19, com mais de um milhão de norte-americanos infectados e pelo menos 60 mil mortos.