A descoberta sugere que a região marciana já apresentou condições favoráveis para o início da vida. Isso porque esses minerais precipitam das águas subterrâneas, fazendo com que o local seja úmido e rico em material orgânico.
Além do carbono, o nitrogênio é outro elemento essencial para a vida terrestre, além de ser um rastreador útil para evolução do sistema planetário, conforme cita o portal Phys.org.
Moléculas orgânicas contendo nitrogênio de 4 bilhões de anos descobertas em meteoritos marcianos foram formadas geologicamente ou a partir de vida desconhecida.
Para realizar a descoberta, que a equipe acredita ser a primeira evidência sólida de orgânicos marcianos contendo nitrogênio, foram utilizadas técnicas analíticas de última geração para analisar o nitrogênio dos carbonatos presente no Allan Hills 84001.
Moléculas orgânicas contendo nitrogênio de 4 bilhões de anos são descobertas em meteoritos marcianos.
Com a descoberta, agora os pesquisadores pretendem saber a origem desses materiais orgânicos, que poderiam ter surgido de fora de Marte ou em Marte, que "foi provavelmente banhado por quantidades significativas de matéria orgânica, por exemplo, de meteoritos ricos em carbono, cometas ou partículas de poeira. Algumas delas podem ter disso dissolvidas na salmoura e ficado presas dentro dos carbonatos", explica Atsuko Kobayashi, do Instituto de Ciências da Vida Terrestre (ELSI).
A nova descoberta pode indicar que, no início, Marte era parecido com a Terra, porém menos oxidante, mais úmido e rico em orgânicos.