Exemplo no combate à COVID-19, Nova Zelândia não registra novos casos da doença

Pela primeira vez desde 16 de março, a Nova Zelândia não registrou nenhum novo caso da COVID-19, informou nesta segunda-feira (4) o Ministério da Saúde. 
Sputnik

O país adotou medidas rigorosas de isolamento social, fechamento de fronteiras e proibição de comércio para conter a pandemia do novo coronavírus. 

O ministro da Saúde, Ashley Bloomfield, disse que os dados são animadores e devem ser celebrados, mas que é preciso esperar até o final desta semana para verificar se novos casos vão surgir. Além disso, ele alertou a população a manter o distanciamento social

'Simbólico dos esforços que todos fizeram'

"É simbólico do esforço que todos fizeram", disse, segundo publicado pela agência Reuters. "Esse é o primeiro dia que não tivemos novos casos e queremos continuar nesse caminho", acrescentou. 

O confinamento na Nova Zelândia foi flexibilizado na semana passada, permitindo uma reabertura parcial da economia. No entanto, muitas restrições permanecem em vigor, com alguns negócios fechados e escolas sem aulas. 

O país registra até o momento 1.487 casos confirmados e prováveis. No último boletim, um caso que já estava entre os prováveis passou para confirmados, que somam até o momento 1.137. O número de mortes pela COVID-19 é de 20. 

A Nova Zelândia está ao lado de alguns países que por enquanto obtiveram sucesso em conter a disseminação descontrolada do vírus, como, por exemplo, a Argentina e a Coreia do Sul. 

Comentar