Segundo informações do fundo de desenvolvimento agrícola do país citadas pela Reuters, a preocupação das autoridades é a de garantir a segurança alimentar da população durante essa redução das atividades econômicas em decorrência da crise sanitária provocada pelo novo coronavírus.
A iniciativa, que será realizada por meio de uma mistura de empréstimos diretos e indiretos, terá como alvo, em sua primeira fase, produtos como arroz, açúcar, soja e milho. Outros alimentos serão adicionados de acordo com as necessidades do mercado e a estratégia de segurança alimentar adotada.
No último sábado (2), o ministro saudita das Finanças, Mohammed Al-Jadaan, afirmou que o seu país precisava adotar medidas dolorosas para absorver o impacto da pandemia da COVID-19 em sua economia, que, segundo ele, já poderia ser sentido neste segundo trimestre, trazendo mudanças significativas.
Atualmente, de acordo com o Centro de Recursos de Coronavírus da Universidade Johns Hopkins, a Arábia Saudita tem 30.251 casos confirmados de pessoas contaminadas pelo novo coronavírus, com 200 mortes.