Notícias do Brasil

Brasil tem 100 mil testes de coronavírus que ainda não foram contabilizados, diz Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde informou nesta terça-feira (5) que ainda aguarda o envio dos resultados de cerca de 100 mil testes da COVID-19 realizados por laboratórios particulares.
Sputnik

O resultado dos testes pode impactar o número de casos confirmados da doença.

O secretário de Vigilância em Saúde do ministério, Wanderson Oliveira, disse que não é possível estimar quantos dos cerca de 100 mil testes ainda não enviados ao ministério terão resultado positivo.

"Nós não temos os dados de todos os laboratórios privados. Pelo menos as grandes redes de laboratórios têm mais de 100 mil exames realizados que não entraram no sistema. Não sei precisar, desses 100 mil, quantos são positivos. Isso é de responsabilidade da instituição e não do ministério. A instituição que deve notificar, isso está previsto em uma lei de 1975, a notificação compulsória", disse, citado pelo portal G1.

Até o momento o Brasil tem 114.715 casos confirmados do novo coronavírus, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (5) pelo ministério, com 7.921 óbitos.

Wanderson Oliveira informou também que governo federal já enviou aos Estados 1,6 milhão de testes moleculares e mais 3,4 milhões de testes rápidos.

Comentar