Em um relatório, o Centro para Estudos Estratégicos Internacionais (CSIS, na inglês) citou que imagens de satélite demonstram uma estrutura que poderia abrir o programa da Coreia do Norte de grandes mísseis balísticos intercontinentais (ICBM, na sigla em inglês), que especialistas acreditam poder atingir qualquer ponto nos EUA, revela a agência Reuters.
A instalação esteve em construção desde 2016, e inclui diversas características como um terminal ferroviário coberto e edifícios conectados, de acordo com o relatório publicado pelo CSIC nesta terça-feira (5). A área fica perto de uma fábrica de componentes balísticos na capital do país.
"Considerando o conjunto, estas características sugerem que a instalação foi provavelmente projetada para possibilitar operações com mísseis balísticos", avaliando relatório.
Não foi possível contatar a Embaixada da Coreia do Norte em Pequim para comentários.
As negociações voltadas ao desmantelamento do arsenal nuclear norte-coreano e programas de mísseis se encontram paralisadas, visto que encontros entre autoridades norte-coreanas e norte-americanas terem sido interrompidas.