ONU insta mundo a relembrar lições da 2ª Guerra Mundial

O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu à comunidade internacional para recordar das lições da Segunda Guerra Mundial.
Sputnik

"No dia da memória e reconciliação o mundo presta homenagem a milhões de pessoas que morreram na Segunda Guerra Mundial e recorda seus sofrimentos. Não devemos esquecer o holocausto e outros crimes terríveis dos nazistas", ponderou Guterres em uma mensagem para homenagear as vítimas do conflito.

O secretário-geral da ONU agregou que a compreensão da importância da solidariedade internacional e dos valores humanos levaram à fundação da ONU, cuja missão principal é libertar as próximas gerações dos flagelos da guerra.

"Nosso mundo continua sofrendo as consequências dos conflitos. E mesmo durante a crise da COVID-19, somos testemunhas de novas tentativas de gerar divisões entre pessoas e propagar o ódio", alertou.

Ao comemorar o aniversário de 75 anos da derrota da Alemanha nazista, alertou Guterres, a humanidade deve lembrar das lições de 1945 e unificar esforços para acabar com a pandemia e construir um futuro de paz, segurança e dignidade.

Comentar