Em uma dos recentes "stories" no perfil do presidente, o Instagram bloqueou a imagem postando como um aviso: "Verificadores independentes afirmam que isso é falso; as principais reivindicações nessas informações são imprecisas".
A Agência Lupa, empresa de verificação de fatos com a qual o Facebook (proprietário do Instagram) trabalha no Brasil, concluiu que as informações publicadas por Bolsonaro eram falsas.
O presidente publicou uma postagem afirmando que as mortes por doenças respiratórias no estado do Ceará caíram entre março e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado.
As figuras alegadas foram acompanhadas pela seguinte frase: "Todas as vidas são importantes; no entanto, há algo muito estranho no ar".
O aviso divulgado pelo Instagram observa que é falso que as mortes por doenças respiratórias no Ceará tenham diminuído em 2020. Pelo contrário, durante a pandemia de COVID-19 elas aumentaram 33%.
Nas últimas semanas, o Facebook e o Twitter também bloquearam mensagens de Bolsonaro nas quais ele defendia o fim das medidas de isolamento social e questionava a virulência do vírus – contrariando autoridades de todo o mundo e organismos como a OMS.