Macário disse que o Ministério da Saúde pediu que todos os estados onde foram identificados casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) antes de 26 de fevereiro, iniciem um processo de investigação.
"Antes do dia 26 de fevereiro, nós conseguimos identificar nos nossos sistemas de informação um total de 39 casos de SRAG confirmados por COVID-19 antes desse período [26 de fevereiro]", disse o secretário, citado pelo portal G1.
Segundo Eduardo Macário, é necessário fazer o processo de investigação junto aos estados para saber se houve erro no sistema.
"É necessário que esses estados realizem esse processo de análise e de verificação dos dados, para que aí sim a gente possa, com base em todo o processo de investigação, definir se esses casos tiveram sintomatologia antes do dia 26, ou se se trata apenas de um erro de digitação", afirmou.
O último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde nesta terça-feira (12) mostrou que já chegam a 12.400 as mortes pelo novo coronavírus no Brasil. Somente nas últimas 24 horas foram registrados mais 881 óbitos.