O caça JL-9G é um caça de treino que foi projetado principalmente para preparar pilotos para operar aviões chineses de topo de gama, no entanto, esta aeronave também é um aparelho formidável em combate, particularmente em missões de baixa intensidade.
Seu design amplamente modernizado é uma variação do lendário caça soviético MiG-21, exibindo uma cabine totalmente digital, ele é equipado com aviônica e sensores avançados e tem uma capacidade de carregar uma ampla gama de munições modernas, tanto para missões ar-ar como ar-solo.
Jato de treino JL-9 pertencente a um regimento de aviação da Universidade de Aviação Naval do PLA [Exército Popular de Libertação] na pista de pouso e decolagem.
O JL-9G está posicionado em terceiro lugar em termos de capacidades de combate entre os aviões de treinamento do mundo e ostenta um desempenho de voo formidável com uma razão de subida de 150 m/s, velocidade de até Mach 1,5 e teto de voo de 16 quilômetros.
O caça tem capacidade para transportar mísseis ar-ar de curto alcance PL-8 e PL-9. Contudo, suas capacidades são ainda muito inferiores em comparação com o caça mais pesado J-15.
O Exército Popular de Libertação da China possui atualmente a maior frota de caças pesados do mundo, muitos deles desenvolvidos com base no Su-27. O primeiro caça pesado chinês não derivado deste caça soviético é o J-20 de quinta geração, também chamado de Dragão Poderoso, aponta a revista Military Watch.