Caçadores europeus há 30 mil anos consumiam carne de lobo, aponta estudo

Arqueólogos descobriram em escavações na República Tcheca milhares de instrumentos de caçadores de 30 mil anos atrás.
Sputnik

Milhares de peças de pedra, ferramentas e itens decorativos feitos de ossos de rena e de dentes de raposa-do-ártico, presas de mamutes e fragmentos de ossos de animais foram desenterradas de ruínas de um antigo sítio paleolítico.

Fósseis de animais foram examinados por Piotr Wojtal do Instituto de Sistemática e Evolução dos Animais da Academia de Ciências da Polônia.

​Caçadores europeus da Idade do Gelo consumiam carne de lobo.

"Até agora, cientistas estavam convencidos que lobos e outros predadores eram caçados principalmente por causa de sua pele, e certamente não como uma fonte de alimento", afirmou Wojtal.

Durante análises, cientista confirmou que dezenas de espécimes de lobo tinham cortes visíveis. Algumas marcas eram o resultado da remoção da pele, mas outras poderiam apenas ser feitas durante o processo de divisão de uma carcaça em partes menores para o consumo, escreve Heritage Daily.

Além dos fragmentos de animais predadores pequenos e médios, pesquisadores também encontraram ossos e dentes maiores de predadores do Pleistocênico da estepe dos mamutes: leão-das-cavernas e urso-das-cavernas. Ambos apresentavam sinais semelhantes de remoção de peles e marcas de corte dividindo as carcaças.

Comentar