Conforme publicou a agência, a reunião da Comissão Militar Central do Comitê Central do Partido dos Trabalhadores da Coreia (PTC) foi a primeira vez que Kim Jong-un apareceu em público desde 30 de abril, quando o líder inaugurou uma fábrica de fertilizantes em Sunchon, ao norte da capital Pyongyang.
A reunião militar cobriu questões organizacionais sobre as Forças Armadas do país e o líder norte-coreano assinou um decreto sobre a reforma do sistema de comando militar. A KCNA disse que novas políticas para aumentar a dissuasão nuclear da Coreia do Norte, além do fortalecimento das Forças Armadas estratégicas, foram apresentadas na reunião.
"Hoje, as Forças Armadas da RPDC [República Popular Democrática da Coreia] enfrentam uma pesada tarefa histórica de se armar com a ideia revolucionária, a linha e as políticas do PTC, conforme exigido pela situação atual, para defender com segurança o partido, a revolução, o país, o povo e o socialismo, reforçando o poder militar invencível em todos os sentidos [...]", disse uma ordem assinada por Kim, conforme publicado pela KCNA neste sábado (23).
Segundo a agência, a ordem foi emitida neste 23 de maio, mas não está claro quando a reunião militar foi realizada exatamente.
Há rumores de que o líder norte-coreano passou por problemas de saúde. A abertura da fábrica de Sunchon, no início deste mês, foi a primeira vez que Kim fez uma aparição pública em quase três semanas.