Trata-se do navio Fortune, que deixou o porto iraniano de Shahid Rajai há 72 dias para ajudar a Venezuela a lidar com a escassez de combustível resultante do blecaute da refinaria na Venezuela.
Após a chegada do Fortune, o segundo navio-tanque iraniano, Forest, entrou na Zona Econômica Exclusiva da Venezuela no início do domingo (24), juntamente com a Marinha venezuelana, já que, segundo informações, a embarcação iraniana estava sendo seguida por um navio norte-americano.
Vale destacar que mais quatro navios-tanque iranianos com combustível devem chegar nos próximos dias. No total, o Irã enviou 1,53 milhão de barris de gasolina para a Venezuela.
Anteriormente, o Wall Street Journal informou que o governo do presidente dos EUA, Donald Trump, está explorando a possibilidade de impor novas sanções contra o Irã para bloquear a exportação de petróleo iraniano para a Venezuela. Depois que cinco navios-tanque iranianos partiram para a Venezuela, é considerada a questão de sanções contra as tripulações de navios-tanque ou o confisco desses navios em caso de reabastecimento em portos de países terceiros.