Mídia reporta ataque a forças dos EUA na Síria; Pentágono refuta

Um comboio do Exército dos EUA, escoltado pelas Forças Democráticas da Síria (FDS), foi atacado por um destacamento armado na província de Deir ez-Zor, no nordeste da Síria, informou a SANA.
Sputnik

Segundo a agência estatal síria, o ataque ocorreu perto do assentamento sírio de Rwaished, tendo desconhecidos utilizado armas automáticas e granadas e ferido três militares americanos e cinco soldados das forças sírias.

O Pentágono refutou categoricamente essa informação.

"As notícias de que três soldados americanos e cinco soldados das FDS foram feridos em um ataque a um comboio em Deir ez-Zor, em 26 de maio de 2020, são incorretas. Não houve nenhum ataque", disse o porta-voz do Pentágono, Sean Robertson.

Anteriormente, mídias sírias noticiaram a transferência de militares americanos do Iraque para a Síria, entregando equipamentos adicionais às suas bases na província síria de Al-Hasakah.

Mídia reporta ataque a forças dos EUA na Síria; Pentágono refuta

Nos últimos dois meses surgiram regularmente relatos de ataques de unidades desconhecidas contra as tropas americanas (instaladas sem base jurídica) nas províncias sírias de Al-Hasakah e Deir ez-Zor - região onde se encontram grandes campos de petróleo e gás.

O conflito armado na Síria começou em 2011. As operações contra militantes prosseguem em algumas áreas. As autoridades sírias têm afirmado repetidamente que a presença de um contingente dos Estados Unidos no país viola a soberania do Estado e todas as regras internacionais.

Comentar