O arqueólogo Martinus Hauglid visitou o casal e confirmou que a descoberta era uma sepultura da Idade do Ferro ou da Era Viking.
"Encontramos um machado datado entre 950 a.C. e 1050 a.C., e um colar de pérola de vidro azul escuro, também do final do Era Viking", afirmou ao The Local.
Ao encontrar os objetos, o casal acreditou ter achado o volante de um carro de brinquedo, mas, notou que se tratava de algo antigo e relatou ao governo norueguês.
O casal também informa que a casa foi construída em 1914 pelo bisavô de Mariann Kristiansen, que afirma que sua família nunca falou sobre um túmulo viking.
Por sua vez, o arqueólogo afirmou que nunca havia escutado sobre a ocorrência de uma descoberta como essa debaixo de uma casa.
"Nunca ouvi nada igual em quase 30 anos [...] Eles fizeram um trabalho magnífico, relataram assim que suspeitaram que se tratava de algo antigo", afirmou Martinus Hauglid.
O colar e o machado foram enviados ao Museu Tromso, enquanto arqueólogos permaneceram no local, onde devem continuar as escavações em busca de novos "tesouros".