Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 29 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta sexta-feira (29), marcada pelas 100 mil vítimas fatais da COVID-19 nos EUA, pela adoção da nova lei de segurança nacional em Hong Kong e pela decisão da ONU de adiar a conferência do clima.
Sputnik

Brasil registra mais de mil mortes por coronavírus pelo 3º dia consecutivo

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra 438.238 casos de COVID-19 e 26.754 vítimas fatais. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas mais 1.256 mortes e 26 mil novos casos no país. Um dia após o anúncio da flexibilização da quarentena, aumentou o número de novos casos no estado mais atingido pela COVID-19, São Paulo, com 6.382 confirmações, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 29 de maio

Números da economia

Nesta sexta-feira (29), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá divulgar os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do 1º trimestre, revelando o impacto da pandemia na atividade econômica do país. Na parte da manhã, o Banco Central também divulgará o resultado de abril das contas públicas. Em março, as contas fecharam com um déficit primário superior a R$ 23 bilhões, número que deve aumentar ainda mais no mês de abril.

EUA ultrapassam 100 mil mortes e hospitais reveem uso da hidroxicloroquina

Os EUA ultrapassaram a marca de 100 mil mortos por COVID-19 em somente quatro meses. O número é duas vezes superior ao das baixas do país durante a Guerra do Vietnã, informou a CNN. Após a Organização Mundial da Saúde (OMS) e diversos países suspenderem os testes com a hidroxicloroquina para tratamento da COVID-19, hospitais nos EUA estão revendo a prescrição do medicamento para pacientes infectados com o novo coronavírus, informou a Reuters.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 29 de maio

Autoridades locais de Minnesota querem Guarda Nacional para conter protestos

As autoridades municipais da cidade norte-americana de St. Paul, no estado de Minnesota, solicitaram a mobilização da Guarda Nacional para conter os protestos contra o recente assassinato de um americano negro pela polícia. Manifestantes atearam fogo em uma delegacia e saquearam supermercados pelo terceiro dia consecutivo. A morte aconteceu nesta segunda-feira (25), em Minneapolis, quando um policial abordou a vítima, George Floyd, suspeita de fazer compras com notas falsas em um supermercado, e ajoelhou-se em cima de seu pescoço durante oito minutos. Floyd não resistiu e faleceu no local.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 29 de maio

Retirada do status especial de Hong Kong pelos EUA é 'faca de dois gumes', diz governo local

Nesta sexta-feira (29), o presidente dos EUA, Donald Trump, irá anunciar a sua resposta à aprovação, por Pequim, da nova lei de segurança nacional aplicada à região de Hong Kong. "Não estamos satisfeitos com a China", disse Trump, nesta quinta-feira (28). O governo da região autônoma declarou que "qualquer sanção será uma faca de dois gumes, que irá prejudicar não só os interesses de Hong Kong, mas também os interesses dos EUA". Na expectativa de dificuldades nas relações entre os EUA e a China, a bolsa de Tóquio opera em baixa e o preço do ouro está em alta nos mercados asiáticos.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta sexta-feira, 29 de maio

ONU adia conferência do clima por um ano, em função da pandemia

As Nações Unidas anunciaram o adiamento da conferência sobre o clima COP-26 por um ano, em função da pandemia do novo coronavírus. A COP-26 deveria ser a conferência mais relevante para os esforços multilaterais de combate às alterações climáticas desde os Acordos de Paris de 2015. Centenas de líderes mundiais haviam confirmado a presença no evento, que deveria decorrer no Reino Unido. A nova data, ainda provisória, para a celebração da COP-26 é 1º de novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia.

Comentar