O submarino terá um deslocamento de aproximadamente 11,34 mil toneladas, com capacidade de alcançar velocidade de 35 nós, profundidade máxima de submersão de 600 metros e autonomia de 90 dias.
O casco do aparelho terá um revestimento absorvente de som de várias camadas, feito de materiais compósitos. Graças a esta particularidade, os Khaski serão ainda mais silenciosos do que os submarinos do projeto 855 Yasen, possuindo uma assinatura acústica duas vezes menor.
Além disso, o Khaski terá um sistema de controle unificado integrado com inteligência artificial.
Os submersíveis desta classe são conhecidos como "buracos negros" por serem extremamente silenciosos e difíceis de detectar. Alguns deles equipam a Frota do Mar Negro, sendo uma das armas mais poderosas deste agrupamento naval.
O submarino da 5ª geração deverá estar em serviço por 52 anos. Relativamente ao armamento, a aparelho poderá lançar mísseis de cruzeiro Kalibr, mísseis antinavio Oniks, mísseis Igla e mísseis hipersônicos Tsirkon, entre outros armamentos.
"Se pode dizer que [o submarino] Khaski esta armado até aos dentes", avança a edição chinesa.
Está previsto que a Marinha da Rússia receba o primeiro submarino do projeto 545 Khaski em 2027. O navio foi desenvolvido pelo escritório de projetos Malakhit.