O Serviço Arqueológico é uma agência do Ministério da Cultura da Índia, responsável pela pesquisa arqueológica, conservação e preservação de monumentos culturais.
Segundo relata o portal Heritage Daily, o achado ocorreu durante um projeto de conservação no Santuário Mi-Son, no Vietnã, um sítio arqueológico composto por templos hindus construídos entre os séculos IV e XIV d.C. pelos Reis de Champa, um reino hinduísta do povo Cham.
O Serviço Arqueológico da Índia tem ajudado as agências governamentais vietnamitas nas obras de preservação e restauração deste santuário hindu, que é considerado um dos principais complexos de templos hindus do Sudeste Asiático, sendo reconhecido como patrimônio mundial pela UNESCO.
O Serviço Arqueológico da Índia descobriu recentemente um arenito monolítico Shiva linga do século IX, durante um projeto de conservação em andamento em Mi-Sơn - um conjunto de templos hindus abandonados e parcialmente em ruínas na província do Vietnã central, em Quang Nam
A linga, também chamada de lingam, é uma representação abstrata da divindade hindu Shiva, que, juntamente com Brama e Vixnu, constituem a principal trindade divina hindu.
Usada para orações em templos hindus, a linga é frequentemente encontrada em sítios arqueológicos do subcontinente indiano e do Sudeste Asiático, geralmente sob a forma de cilindros simples colocados dentro de um yoni.
Yoni é a representação da deusa Shakti no hinduísmo e está normalmente associada à linga, tida como sua contraparte masculina. Juntos, simbolizam a fusão do microcosmos e do macrocosmos, o processo eterno de criação e regeneração, e a união do feminino e do masculino que recria toda a existência.