Escultura de 'vaca sagrada' hindu do século XI é descoberta no Camboja (FOTO)

Estatueta sagrada simbolizando uma vaca e que se julga ter mais de mil anos foi descoberta em uma colina da província de Preah Vihear.
Sputnik

Uma escultura de Preah Ko (vaca sagrada) foi descoberta por um camponês da comunidade Yeang do distrito de Choam Ksan, província de Preah Vihear e prontamente entregue aos arqueólogos.

Moung Chansey, arqueólogo que trabalha no museu Preah Vihear, afirmou ao jornal The Phnom Penh Post que, embora a obra não esteja completa, ela foi esculpida durante a era Angkor.

"Esta estátua é feita de pedra macia e parece ter sido feita durante a época de Angkor". Ainda não fizemos testes para descobrir a idade da pedra", afirmou o especialista.

O período angkoriano começou em 802, quando o monarca quemer-hindu Jayavarman II se declarou deus-rei.

Estátua sagrada de uma vaca descoberta em uma antiga colina na província de Preah Vihear no sábado foi guardada no museu local, após uma pequena cerimônia na segunda-feira

Chansey acrescentou que os arqueólogos na capital Phnom Penh irão conduzir mais experimentos.

"Eles vão utilizar substâncias químicas para datar esta estátua", precisou o arqueólogo.

De acordo com Prak Sovannara, diretor-geral do departamento de patrimônio do Ministério da Cultura, a estátua foi encontrada por Leak Socheat, um camponês de 32 anos. Foi entregue aos especialistas em Preah Vihear em 31 de maio para ali ser guardada temporariamente.

"Alguns camponeses não conheciam a história e acusaram Cheat de roubar a estátua. Não é verdade. Devemos admirar Cheat por resgatar a escultura da floresta e entregá-la a especialistas para ser guardada como patrimônio nacional", disse.

O templo de Preah Vihear localiza-se em um platô junto à fronteira entre o Camboja e a Tailândia, em uma zona reclamada pelo antigo reino de Sião. É um templo da religião hindu consagrado ao deus Shiva, com cerca de 1.000 anos.

A vaca é tida como um animal sagrado na Índia, por estar conectada a um dos três mais importantes deuses do hinduísmo, Shiva.

Não pode por isso ser morta ou ferida, podendo circular pelas ruas sem ser incomodada.

Comentar